O que fazer com as redes sociais de uma pessoa que faleceu?
- funeraria braga
- 23 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Perder alguém querido é uma experiência difícil e dolorosa. Além do luto e carga emocional, você também pode ter que lidar com questões práticas, como o que fazer com as contas de mídia social da pessoa.

Quando uma pessoa falece, suas redes sociais continuam ativas — é preciso definir o destino de cada uma.
Antes de incluir suas dicas abaixo, adicione uma última frase que resuma seu parágrafo ou sirva como transição para a lista.
A vida digital de alguém não se encerra com a sua morte. É necessário tomar ações para definir o destino que desejamos dar a essas redes.
Como esse tema é algo relativamente recente nas nossas vidas, é comum que as pessoas não pensem ou nunca falem sobre isso. E também é comum vermos uma pessoa já falecida recebendo felicitações de aniversário nas suas redes sociais.
Existem algumas coisas a considerar quando se trata de lidar com as contas de mídia social de um ente querido:
Basicamente, há três opções de caminhos a tomar quando nos deparamos com uma situação como essa:
1. Desativar a conta: Esta é a opção mais simples e direta. Se você não deseja que ninguém mais acesse a conta, pode simplesmente desativá-la. As postagens e informações da conta não estarão mais disponíveis publicamente e o perfil é encerrado.
2. Converter a conta em uma conta memorial: Se você deseja que a conta permaneça ativa, mas deixando visível que a pessoa partiu, pode convertê-la em uma conta memorial. Isso significa que amigos e familiares poderão continuar a ver a conta, mas ela não estará aberta ao público em geral e não contará como perfil para exibição de publicidade — e garante que ninguém mais conseguirá logar com essa conta. Também é possível adicionar uma mensagem de homenagem à pessoa. Esse status impede que a pessoa falecida apareça nas sugestões de amizade ou lembrete de aniversário.
3. Manter a conta ativa: esse é um caminho que mantem as coisas funcionando como estão. A conta segue com perfil e postagens ativas e acessíveis, as pessoas podem continuar postando e marcando a conta normalmente.
Para todos esses casos, como familiar do titular da conta você poderá solicitar o download dos dados e manter uma cópia das postagens, fotos, vídeos, etc. Para isso, você precisará entrar em contato com a plataforma de mídia social e fornecer uma cópia da certidão de óbito do seu familiar.
Aqui os links dos caminhos de comunicação algumas das principais redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.
Se seu familiar não deixou dito qual o destino que gostaria de dar às suas redes, aqui estão algumas questões a considerar e tomar essa decisão:
Tome seu tempo. Não há pressa para decidir o que fazer com as contas de mídia social do seu ente querido. Leve seu tempo e faça o que achar melhor.
Seja respeitoso. Lembre-se de que as contas de mídia social do seu ente querido são um reflexo de sua vida. Seja respeitoso ao navegar pelas contas e não compartilhe nenhuma informação que você não ache que eles gostariam de ser compartilhada.
Considere os sentimentos dos outros. Além dos seus próprios sentimentos, você também deve considerar os sentimentos dos outros amigos e familiares do seu ente querido. Algumas pessoas podem achar reconfortante continuar a seguir a conta do seu ente querido, enquanto outras podem preferir não ver mais
No final, a decisão de o que fazer com as contas de mídia social de alguém querido é pessoal. Não há resposta certa ou errada. Por isso, pensar de forma antecipada nessa decisão e comunica-la à sua família é importante — assim, quando você partir as pessoas não tomarão uma decisão por você, elas irão respeitar a sua vontade e autonomia.
Comments