Saiba como ajudar as vítimas da chuva no Rio Grande do Sul
- funeraria braga
- 9 de mai. de 2024
- 9 min de leitura
Iniciativa centraliza ajuda financeira e fornece segurança e transparência no recebimento e na destinação dos recursos
Mais uma vez, o Rio Grande do Sul precisa da solidariedade dos gaúchos para amenizar os estragos provocados pela chuva. Praticamente todas as regiões foram afetadas pelas tempestades que atingem o Estado desde o último final de semana de abril.
A exemplo de sua atuação para reforçar a corrente de solidariedade nas enchentes de setembro de 2023, o Grupo RBS relança a campanha #AjudaRioGrande em todos os seus veículos. A intenção é amplificar os alertas da Defesa Civil e demais autoridades que estão atuando nas operações de resgate e restabelecimento de acessos e serviços e as orientações sobre como ajudar as comunidades mais atingidas.
Voluntários
São Lourenço do sul
PIX para doações ao FUNDO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL.
Todo o valor arrecadado será utilizado EXCLUSIVAMENTE para mitigar os efeitos causados pelos últimos acontecimentos que deixaram São Lourenço do Sul em Estado de Emergência.
Todo o regramento das doações pode ser conferido no Decreto Municipal 6.455/2024.
Defesa Civil do Estado
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um formulário para voluntários que desejam atuar em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda humanitária. Instituições, empresas e/ou grupos interessados também podem preencher o cadastro no link: https://casamilitar-rs.com.br/voluntariado/.
Secretaria Estadual da Saúde (SES)
A SES está cadastrando profissionais de saúde para comporem um banco de voluntários. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros, poderão ser chamados em hospitais, unidades de pronto atendimento e nos demais serviços de saúde. A inscrição não garante o chamamento do profissional, da mesma forma que não gera vínculo empregatício com o Estado. Cadastro em saude.rs.gov.br/cadastro-de-profissionais.
Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers)
Está recrutando médicos que queiram ser voluntários em regiões afetadas pela enchente. Na hora da inscrição, é importante escolher o local de preferência para atendimento e indicar a disponibilidade de atuação em hospitais ou abrigos. Defesa Civil e Secretaria Estadual da Saúde fornecerão os meios de transporte e a estrutura para atendimento. Cadastro de voluntários em: https://lp.simers.org.br/medicos-voluntarios
SOS Saúde Rio Grande do Sul
Médicos e psicólogos do Brasil inteiro estão realizando consultas online e de forma gratuita. Os profissionais estão fazendo receitas para substituir as que foram perdidas nas cheias. Para marcar uma consulta clique aqui.
Prefeitura de Porto Alegre
Após receber o cadastro de cerca de 15 mil voluntários, a prefeitura de Porto Alegre encerrou as inscrições no domingo (5). Quem se candidatou será acionado conforme a demanda.
Ajuda RS
Iniciativa da Pastoral da Comunicação da Igreja Católica no Rio Grande do Sul, com voluntários de todas as regiões atingidas, a plataforma AJUDA RS visa conectar pessoas que desejam ajudar com as que precisam de assistência. Acesso pelo site: ajudars.com.br
Links de voluntariado da Amrigs
Cadastro da instituição para receber doações airtable.com/appPAMMslrTZo66fO/shrWzAfSyj8mwQiug
Cadastro de transportadores voluntários airtable.com/appPAMMslrTZo66fO/shry1x3REl1Z5WUFy
To Salvo
Iniciativa de colaboradores da Arquidiocese de Porto Alegre, o To Salvo lista pessoas que foram resgatadas e o local onde estão abrigadas. Em menos de 24h, mais de 3 mil nomes foram registrados no sistema, atualizado por voluntários de mais de 50 abrigos.
Para buscar por alguém, basta digitar o nome da pessoa. Se houver informações sobre ela, uma lista com os dados aparecerá. Para colaborar com a plataforma, basta entrar em contato com Marcos Vinícius via WhatsApp pelo número (51) 99245-5122.
Link para pesquisa: clique aqui!
SOS RS
O sistema mapeia abrigos seguros, a localização e indica quais são as doações necessárias naquele ponto. Desenvolvido por Klaus Riffel, CEO da empresa DOC9, o sistema administra os estoques dos pontos de acolhimento. A plataforma é atualizada em tempo real por pessoas nos abrigos cadastrados.
Site: clique aqui!
Abrigos RS
A iniciativa conta com um grupo de mais de 250 voluntários atuando no abastecimento e atualização de informações. Eles estão contatando e/ou visitando os abrigos para levantar todas as informações sobre necessidades, demandas, quantidade de vagas para desabrigados, necessidade de voluntários e até mesmo demanda em excesso que possa ser compartilhada com outros abrigos.
Acesse a tabela: clique aqui!
Doações em dinheiro
Pix para o governo do Rio Grande do Sul
Cuidado com as campanhas falsas de PIX nas redes sociais copiando a identidade visual do governo do Estado do RS. O perfil oficial do governo do Estado é o @governo_rs.
O governo do Estado reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave Pix utilizada no ano passado. Os recursos serão revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades.
A chave é CNPJ: 92958800000138
Quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é "SOS Rio Grande do Sul" e que o banco é o Banrisul
Pix para a prefeitura de Porto Alegre
A prefeitura de Porto Alegre criou um Pix para arrecadar fundos para amenizar os danos e o sofrimento dos moradores da Capital. Qualquer quantia é aceita, independentemente do valor.
A chave é CNPJ: 92963560000160
Associação do Ministério Público do RS
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) retomou a campanha "S.O.S Chuvas" para ajudar as regiões atingidas pelas enchentes. As doações via Pix serão revertidas para compra de mantimentos.
Chave Pix: 87027595000157 (CNPJ)
Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público do RS
O FRBL, presidido pelo Ministério Público gaúcho, recebe doações que serão revertidas em favor das pessoas atingidas pelas cheias dos rios no Estado. As doações podem ser feitas por meio do Pix.
Chave Pix: 25.404.730/0001-89 (CNPJ)
Banco do Brasil
O Banco do Brasil tem medidas envolvem a doação de R$ 400 mil, por meio da Fundação BB, flexibilizações em diversos produtos e serviços do BB, como crédito, operações do agronegócio e seguros, além de uma campanha nacional para arrecadação de recursos. Além disso, o banco está arrecadando doações que serão revertidas em alimentos, kits de higiene e limpeza, entre outros, conforme necessidades da população impactada, e as entregas serão realizadas por parceiros da Fundação BB organizados na região. Veja como doar:
Banco do Brasil – 001 Agência 1607-1 Conta 51.000-9
Para quem doar
Iniciativa da Globo reúne entidades que recebem doações no Rio Grande do Sul. Também é possível fazer doação em dinheiro. Acesse neste link.
Campanha solidária da Ajuris
A Ajuris criou uma conta bancária exclusiva para receber doações. Todo o valor arrecadado será utilizado na aquisição de materiais, alimentos e roupas, de acordo com as necessidades apontadas pelas autoridades que gerenciam as crises nos municípios. As doações podem ser feitas pela chave Pix (aleatória): de54af32-c5c3-48fe-b2ae-378b2559648e.
Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul)
A Federasul, juntamente com suas 194 entidades afiliadas, lançou a Campanha Solidária para arrecadar fundos e realizar a compra de itens fundamentais para as famílias. As doações podem ser feitas por Pix: sosrs@federasul.com.br ou por meio de depósito em conta da Federasul aberta exclusivamente para a campanha no Sicredi nº 0116 01229-5.
Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs)
Para contribuir com doações para os bancos sociais da Fiergs é possível enviar via Pix: financeiro@bancossociais.org.br.
Sicredi
O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo o país, está promovendo uma campanha de doações para apoiar a população afetada e em zona de risco. A mobilização visa arrecadar recursos para auxiliar as regiões impactadas. As doações recebidas por meio de chave pix serão destinadas à compra de recursos e mantimentos, que serão distribuídos à população dos municípios atingidos.
Para contribuir, os interessados podem enviar suas doações voluntárias para a chave Pix ajuders@sicredi.com.br, conferindo o nome favorecido como Fundação Sicredi
Rede de Bancos de Alimentos do RS e Bancos Sociais
Para ajudar, não é preciso sair de casa. Basta contribuir via pix, depósito bancário ou via site oficial Doe Alimentos, da Rede de Bancos de Alimentos do RS.
Site: www.doealimentos.com.br
Pix: CNPJ - 04.580.781/0001-91
Conta corrente: Banco Santander
Agência: 1001
Conta: 13.000.284-4
Instituto Cultural Floresta
A instituição não tem fins lucrativos e tem como objetivo arrecadar recursos para destinar itens necessários para auxiliar nos resgates, além da aquisição e distribuição de cestas básicas e kits de higiene.
Para contribuir, os interessados podem enviar suas doações voluntárias para a chave Pix: CNPJ - 27.631.481.0001-90
Grêmio
Através do Instituto Geração Tricolor e do Departamento de Responsabilidade Social, o Grêmio recebe doações em dinheiro que serão encaminhadas à Defesa Civil. O clube pede que os doadores identifiquem a transferência como enchente no momento da transação.
Chave Pix: 12985967/0001-59 (CNPJ)
Orientações de acolhimento
Em parceria com o Conselho Regional de Medicina, a PUC disponibilizou um curso rápido e gratuito sobre técnicas de abordagem e primeiros socorros psicológicos. O material é divido em duas videoaulas, disponíveis neste link.
Entre as práticas de primeiros cuidados psicológicos, orienta-se que o voluntário oferece apoio e cuidado sem ser invasivo, escute as vítimas sem pressionar que elas falem, oferecer água, alimentação e informação e incentivar o sentimento de capacidade de reação. Abaixo, confira outras orientações:
Permitir o silêncio
Escuta ativa
Linguagem simplificada e acessível
Empatia
Ajudar a pensar
Resumir e buscar mais informações
Reconhecer e não diminuir os sentimentos
Dar direcionamentos e informações úteis
Incentivo ao descanso e alimentação regular
Oriente a realização de atividades de passatempo com a família, como caminhar, rezar e brincar
Doações de mantimentos em Porto Alegre
Defesa Civil do Estado
Os principais pedidos são por colchões, roupa de cama e de banho, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas fechadas. Não estão sendo recebidos roupas e calçados, medicamentos, móveis e utensílios domésticos.
Centro Logístico da Defesa Civil Estadual: Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. Das 8h às 18h. Telefone: (51) 3210-4255
Defesa Civil de Porto Alegre
A prefeitura e a Defesa Civil de Porto Alegre concentraram, inicialmente, as coletas no depósito da Defesa Civil da Capital. Por conta da alta demanda, foram abertos quatro novos pontos de doações. Nesses locais são feitas as triagens dos itens, que, posteriormente, são encaminhados aos abrigos espalhados pela cidade de acordo com a necessidade de cada local. São aceitas doações de vários mantimentos, principalmente cobertores, colchões, água e produtos de higiene, além de rações para cães e gatos.
Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) Avenida Ipiranga, 5311. Funcionamento das 9h às 18h (drive-thru para receber as doações). Foco nas doações de: água, colchões, insumos médicos, fraldas, roupa íntimas e alimentos não perecíveis.
Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) Avenida Santana, 440. Funcionamento das 9h às 18h.
Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) Rua Coronel Corte Real, 915, 24 horas. À noite, a entrega deve ser feita no estacionamento em frente, na Rua Corte Real, 968.
Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) Rua Bernardo Pires, 415, das 9h às 19h. Foco nas doações de: água, cobertas, colchões, alimentos como arroz e feijão, e produtos hospitalares.
Grêmio
O Grêmio estabeleceu três pontos para receber doações destinadas às famílias atingidas pela chuva. Os lugares precisando de: água, cobertores, colchões, alimentos não perecíveis, alimentos de consumo imediato, como bolachas doce e salgada e materiais de higiene pessoal e limpeza. Os pontos de coleta são:
Estádio Olímpico: Largo Patrono Fernando Kroeff, número 1. Horário: das 9h às 18h;
CT Feminino: Av. Farroupilha, 8001 - Canoas. Capela da Ulbra e prédio 55 (Ed. Física) Horário: Das 7h às 21h30;
Hotel do Grêmio: Hotel Park Plaza Moinhos R. Dr. Timóteo, 577 - Porto Alegre. Horário: 24 horas
Sport Club Internacional
A água avançou na Padre Cacique com a Nestor Ludwig deixando um grande alagamento no Gigantinho, por isso todas as doações foram retiradas e o local não recebe mais donativos.
Sindilojas Porto Alegre
Onde: Sindilojas Porto AlegreEndereço: Rua dos Andradas, 1234, 22º andarHorário: a partir desta quinta-feira (2), das 8h às 17h30minO que: água, cobertores, lençóis, materiais de limpeza, de higiene pessoal, além de ração para cães e gatos.
Ação da Cidadania
A Ação da Cidadania Sul, braço gaúcho da entidade de combate à fome no Brasil fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, recebe doações físicas e em dinheiro:
Porto Alegre - Melissa Bargmann (51 98940-9115)
Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 área 6 sala 645 - Costa e Silva
Av. Fernando Ferrari, 1001 - pavilhão 01 - Anchieta (grandes quantidades é necessário agendar)
Canoas Luciano (51 99424-9781)
Avenida Esperança, 105 - Guajuviras
As doações também podem ser feitas pelo site www.acaodacidadania.org.br/emergencias e pelo pix: sos@acaodacidadania.org.br
Polícia Rodoviária Federal
Doações podem ser entregues em qualquer unidade da PRF no RS. Neste momento, a prioridade é por agasalhos, roupas de cama, cestas básicas e kits de higiene e limpeza.
Sogipa
O clube está recebendo doações em dois pontos de coleta: secretaria administrativa e na recepção da Rua Barão de Cotegipe. É possível ajudar com kits de higiene e limpeza, agasalhos, roupas íntimas, roupas de cama, colchões, travesseiros, cobertores, móveis e eletrodomésticos.
Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS) está recebendo donativos no Palácio Farroupilha, localizado na Praça Marecha Deodoro, Centro Histórico. Há um espaço para o recebimento das contribuições sempre de segunda a sexta, entre 9h e 17h. É possível doar água, produtos de higiene e materiais de limpeza.
REGIÃO SUL
Pelotas
São dois locais de captação de donativos em Pelotas: Paço Municipal, na Praça Coronel Pedro Osório, 101; e na Secretaria de Assistência Social, na Rua Marechal Deodoro, 404. Os pontos de coleta pedem água, alimentos, cestas básicas, cobertores colchões e produtos de higiene.
Rio Grande
Na cidade são dois pontos que estão recebendo doações por meio da prefeitura. No Shopping Partage, na Avenida Engenheira Lúcia Maria Balbela Chiesa, 2842, na Sala do Bem, das 10h até às 22h; e no Praça Shopping Rio Grande, na Rua Jockey Clube, 155, no Espaço Solidário.
São José do Norte
O município está se mobilizando para arrecadar donativos, principalmente roupas de cama, colchões, toalhas, kit de higiene e limpeza. As doações podem ser entregues na Secretaria de Trasporte e Trânsito, localizada na Rua Edgardo Pereira Velho, 635.
Canguçu
Com diversos pontos de arrecadação pela cidada, os principais donativos que a população de Canguçu precisa são: água, colchões, roupas de cama, cobertores, absorventes e fraldas. Também pode ser doado: leite, alimentos, produtos de limpeza e materiais de higiene.
Saiba onde doar: clique aqui!
Alerta para quem está em áreas de risco de alagamento
🚨 Se você mora em alguma área de risco, perto de rios ou encostas, deixe o local imediatamente
⚠️ Se estiver em risco, ligue para o telefone 193, e se cadastre para receber alertas da Defesa Civil por SMS, pelo número 40199, ou WhatsApp
FONTES DA MATERIA: Gauchazh, Prefeitura de São Lourenço do Sul
Comments